Dirigindo na Austrália

Ir morar em outro país é recomeçar a vida e para isso, dirigir se torna algo fundamental. É comum a tradução juramentada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para que se possa dirigir em outro país. Como a Austrália vem sendo um local muito procurado, vamos listar algumas curiosidades sobre dirigir na Austrália e a peculiaridade de cada local.

  1. Como validar a sua CNH brasileira na Austrália

Se você está de férias ou residência temporária, o governo australiano autoriza o uso da CNH acompanhada de uma tradução juramentada NAATI e seu passaporte. O processo de tradução necessita de um profissional credenciado à NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters), órgão que regulamenta a atividade de tradução e interpretes na Austrália. Contudo, o processo é bem simples, rápido e barato, conte com Agile Translations para a tradução de sua CNH.

2. Idade para dirigir na Austrália

Sendo a Austrália um território extenso, as idades variam de acordo com os estados. No estado de Canberra, os motoristas aprendizes com apenas 15 anos e 9 meses já podem dirigir sob supervisão qualificada e nos outros estados a idade mínima é 16 anos para aprendizes. Já em Northern Territory a idade mínima é de 16 anos e 6 meses para motoristas já qualificados e 17 anos em todos os outros estados incluindo a capital Canberra, por último e não menos importante, no estado de Victoria, a idade mínima é de 18 anos.

Muitos preços variam de acordo com a idade do motorista, apesar de ser menos rigoroso os critérios de faixa etária, para a locação de um veículo, pessoas menores de 25 anos devem pagar uma sobretaxa, os valores do seguro também variam conforme a idade, então fique atento no contrato.

3. E como alugar um veículo?

 É muito comum a locação de carros no país e o requisito básico pode incluir ter uma carteira de motorista válida com a Tradução Juramentada, um passaporte e um cartão de crédito. As Campvans e Motorhomes são bem comuns para viagens na terra dos cangurus, estão disponíveis para a locação e normalmente, o período mínimo de locação é de 5 dias, na alta temporada, o mínimo pode ser de até 10 dias. Além disso, você não precisa de uma licença de serviço pesado para alugar ou dirigir um RV na Austrália, aceita-se a licença de motorista padrão.

Alguns sites indicados para pesquisar sobre a locação é o DriveAway, que mostra todas as locadoras de carros com os melhores valores.

4. E na hora da devolução, o que devo saber?

A informação mais importante: NUNCA devolva o carro com o tanque vazio. No contrato existe uma multa para isso fora o valor absurdo da gasolina que eles estipulam.

5. Adquiria automóveis em lojas da cidade 

No aeroporto, o valor costuma ser 50% a mais do valor que você conseguirá em alguma loja da cidade.

6. Para comprar seu carro na Austrália

Fique atento ao Estado ou Território em que está registrado o veículo, também a data de renovação do registro é importante, cada estado possui diferentes taxas e requisitos para renovação. Os documentos necessários para uma transferência são o Roadworthy (obrigação do vendedor em providenciar) e o formulário de transferência do Departamento de Transporte do estado.

As concessionárias na Austrália são obrigadas a comercializar veículos sem dívidas, quitados. É comum oferecerem períodos de garantia e testes prévios.

Se preferir comprar de um particular, garanta que o veículo esteja registrado no nome do vendedor. Recomenda-se também verificar o REVS (Register of Encumbered Vehicle Service), conte também com um mecânico de sua confiança.

Para mais informações visite: www.australia.gov.au/information-and-services/

7. GPS na Austrália

Por ser um local que você não está acostumado, conte com um GPS para as viagens na Austrália, pois apesar de muitas placas, são muitas estradas que você pode se perder.

8. Muitos animais na pista

Cuidado com os muitos animais que rodeiam a Austrália, cangurus, emas, vombates, camelos selvagens entre muitos outros. Os cangurus são uns dos principais motivos de acidentes de trânsito, principalmente nas áreas rurais da Austrália.

O assunto é de extrema importância, a maioria das locadoras de automóveis do estados de Western Australia e Northern Territory colocaram um “toque de recolher”, ou seja, é proibido dirigir durante a noite, por conta dos animais.

9. Pedágios na Austrália 

Para facilitar a passagem, os pedágios são bem diferentes do Brasil, com muitas placas, avisos e opções de saídas, pagos eletronicamente com o e-Tag. Esse é um dispositivo instalado dentro do carro, que possui uma localização dos pedágios e apita quando se está em uma estrada com pedágio. Você também pode programar o GPS do carro a não utilizar as “toll roads”.

No site www.roamexpress.com.au você encontra as principais cidades australianas.

10. Para emergências e acidentes.

Assim como no Brasil, caso esteja envolvido em algum acidente ou presenciar alguma emergência, você deve legalmente parar e prestar assistência, porém na Austrália essa lei é levada muito a sério. No caso de qualquer pessoa estar em estado grave ou se ocorrerem danos à propriedade, você deve entrar em contato com a polícia ou qualquer autoridade de emergência o mais breve possível. O número de emergência da Austrália é 000 e você pode ligar para este número em um telefone celular, mesmo que o telefone esteja sem créditos. 

Referências: https://braustralia.com/2015/08/20/dirigir-na-australia-2/

Ficou alguma dúvida? Comente neste post

Nos siga nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/SPTrad/

LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/agiletranslations

Instagram: https://www.instagram.com/agiletranslations/

Site: www.agiletranslations.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *