Você é um turista ou um viajante?

A diferença pode parecer sutil, porém o turista e o viajante se comportam de formas distintas antes mesmo de estarem em uma viagem. Nos feriados, finais de semana, férias ou em qualquer outra data especial, muitos decidem viajar, porém como será essa viagem dirá se você é um turista ou um viajante. Vale lembrar que podemos ser os dois em momentos diferentes, ou ter um pouco de cada! Confira:

  • As fotos

O turista geralmente quer tirar “selfies” e mostrar para todos que ele estava devidamente no local, já o viajante se concentra em tirar foto do local sem ser o protagonista da cena, absorvendo e eternizando o local com apreciação.

  • Os meios de transportes

O turista muitas vezes prefere ir de taxi, uber, ou qualquer outro meio particular de chegar ao local desejado em meio a uma viagem, pontos turísticos principalmente, pois garante agilidade e segurança. Já o viajante prefere emergir no dia a dia das pessoas do local para captar melhor a cultura, por isso, prefere ir a pé, de bicicleta ou até mesmo de transporte público aos locais.

  • Os locais de hospedagem

Para o turista o conforto não pode ser deixado de lado, assim como alguns luxos que apenas um hotel pode oferecer. Já o viajante prefere hostels, couchsurfing, barracas ou a casa de um velho amigo que sempre oferece aquele cantinho sempre que precisar.

  • Os destinos

O turista sempre irá preferir lugares turísticos, com muitas vendas de souvenirs e lugares onde todos tiram fotos. Já o viajante além dos lugares clássicos, se preocupa em fugir do convencional, procurar pontos pouco reconhecidos, mas bem interessantes do local.

  • O tempo dos passeios

Turistas não gostam e não se sentem seguros em passarem muitas horas fazendo caminhadas ou longe do hotel que está hospedado, já o viajante sempre sai disposto a conhecer diversos lugares e fazer longas caminhadas.

  • As compras

Uma característica dos turistas é planejar suas viagens sabendo que irá comprar muitas coisas. Assim, não é raro que ele prefira como destinos locais conhecidos por oferecer itens de consumo por preços mais acessíveis. O viajante não se preocupa muito com compras, pois está mais interessado em adquirir experiências durante a viagem.

  • O planejamento

O turista costuma planejar toda a viagem antes mesmo de sair de casa, fazendo um cronograma que deve ser rigorosamente seguido para aproveitar muito bem todos seus dias. Já o viajante, não planeja nada, disposto a ter experiências inusitadas e se surpreender com várias situações.

  • O que levar

Geralmente o turista leva muitas malas e seu checklist é enorme, com muitas preocupações e antecipações. Já o checklist do viajante, consiste em apenas fazer sua mala e viajar, sem levar muitas coisas.

  • Quem levar na viagem

Turistas costumam viajar em grupos de amigos, família, mas raramente sozinhos, dificultando assim um passeio que agrada a todos, pois cada um tem um gosto diferente, mas prezam a companhia um do outro, independente do local. Já o viajante muitas vezes está sozinho ou com uma pessoa, não gosta de ter nada que o prenda ou que o faça ir a lugares que não gostaria.

  • Conhecer pessoas

Na visão dos turistas, que geralmente estão em grupos, conhecer novas pessoas pode ser um ato perigoso quando está em meio a uma viagem em um local desconhecido. Já o viajante não hesita em conhecer pessoas novas e se aprofundar na cultura do local, fazendo assim cada vez mais amigos.

Se identificou com algum desses? Conte para nós!

Ficou alguma dúvida? Comente neste post.

Nos siga nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/SPTrad/

LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/agiletranslations

Instagram: https://www.instagram.com/agiletranslations/

Site: www.agiletranslations.com.br

Referências: https://www.viajali.com.br/diferencas-entre-turistas-viajantes/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *