A Volta do Intercâmbio

Assim que se volta do intercâmbio, sente-se muitas saudades e entre os amigos sente-se perdido e sem vontade de voltar com a vida no Brasil? Você pode estar enfrentando o que chamamos de Síndrome do Regresso – a famosa crise pós intercâmbio.

Não se desespere, pois é completamente normal entre os intercambistas esse tipo de acontecimento, então viemos trazer a solução.

Para explicar um pouco melhor sobre a Síndrome do regresso, ou a crise pós intercâmbio, podemos citar um neuropsiquiatra brasileiro, chamado Décio Nakagawa, que identificou essa condição clínica psicológica e observou sintomas de frustração e leve depressão em funcionários de uma montadora japonesa que tiveram que retornar ao Brasil depois de um tempo morando fora do país.

Com muitos estudos, ele afirma que da mesma forma que temos que nos preparar psicologicamente para ir para fora do país, também precisamos ter o mesmo cuidado para voltar ao Brasil.

Acabando com a Crise!

A primeira situação deve começar pelos pais e pela família, que ao invés de achar a situação tola, deve acolher e ajudar a voltar a rotina como sempre foi. Em casos graves, a visita a um psiquiatra pode ser a solução.

Para te ajudar separamos algumas dicas que podem te ajudar a voltar para a sua rotina com muito animo.

  • Leia Livros

Leia sobre a cidade em que você fez intercâmbio, contos e histórias que se passaram lá, recorde alguns pontos turísticos ou até mesmo os nomes das ruas.

  • Mergulhe nos filmes e séries

Se você não é muito fã de livros, faça o mesmo procurando filmes da cidade que você fez intercâmbio ou até mesmo séries.

  • #TBT

Não se importe em ouvir que você está se gabando porque fez intercâmbio, você está com saudades, então publique fotos e vídeos, mostre quantas vezes quiser aos amigos, aos familiares, já que a melhor forma desuperar a crise do intercâmbio é aceitando ela.

  • Conheça mais seu país, estado ou cidade

Quando vamos para outro lugar é comum procurarmos muitas coisas para fazer, ir à museus ou pontos visitados. Faça o mesmo com a sua cidade, ou até mesmo na cidade vizinha, se a preocupação for dinheiro, procure um lugar perto e que possui muito encanto, mas que você nunca percebeu.

  • Não esqueça dos novos amigos

Por mais que quando você volte sinta as vezes que aquilo tudo foi uma alucinação, não foi! Seus amigos intercambistas devem estar passando pela mesma situação que você, então não perca o contato, ligue, relembre e viva todas as vezes as várias lembranças de seu intercâmbio.

  • Respire e Relaxe!

O tempo é o seu aliado, pode parecer difícil no começo, mas depois, todas as coisas vão se ajeitar, seus amigos e sua família vão te acolher e vai ficar tudo bem.

  • Não foi só uma viagem

Há quem diga que o intercâmbio tem a missão de despertar o espirito aventureiro nas pessoas, então não pare, economize um pouco e continue fazendo viagens, mesmo que curtas, com seus amigos e familiares.

Ficou alguma dúvida? Comente neste post.

Nos siga nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/SPTrad/

LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/agiletranslations

Instagram: https://www.instagram.com/agiletranslations/

Site: www.agiletranslations.com.br

Referências:http://www.intercambiodireto.com/blog/como-lidar-crise-pos-intercambio/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *