O inglês está entre os idiomas mais estranhos do mundo.

Após linguistas compararem sistematicamente 239 idiomas de diferentes regiões do mundo, chegaram a conclusões inesperadas. Mesmo a língua inglesa sendo uma das mais faladas do mundo, foi considerada “estranha”, mas com muito cuidado, pois não são apenas as dificuldades das regras gramaticais ou algumas expressões, afinal todos os idiomas possuem suas particularidades, nunca sendo extremamente fácil aprende-los.

Vamos então entender o que seria uma língua “estranha”, os linguistas procuram não fazer juízos de valor sobre a linguagem, sendo sempre objetivos e comparados com cientistas, para chegar a conclusões sérias procuram observar, criar hipóteses, testar e depois apresentar os dados. Os linguistas computacionais usaram o Wals (Atlas Mundial de Estruturas Linguísticas) e exploraram os idiomas considerados “mais estranhos” entre os 239 pesquisados.

Para criarem uma lista, descobriram quais idiomas tinham o maior número de características que os diferenciam de outras línguas e o inglês ficou em 33º lugar de todos os idiomas pesquisados, o que constatou que ele tem mais de 80% de características atípicas comparado com outras línguas da pesquisa.

Alguns críticos disseram que houve um certo equívoco na pesquisa, pois poderia ter sido tendenciosa, já que usou apenas algumas características dos muitos idiomas do mundo. Se pensarmos sobre o inglês, por exemplo, podemos observar que a estrutura da frase sendo sujeito-verbo-objeto não é incomum comparado a outros idiomas, porém existem características que podem sim ser incomuns, como o número de fonemas, sons de consoantes e a variação da frase afirmativa e a interrogativa que destoam bastante da maioria.

O inglês tem mais fonemas do que muitos idiomas, cerca de 44, dependendo de qual variedade do inglês. Ele tem um conjunto grande e incomum de sons de vogais, em torno de 11. Conforme o Wals, a maioria das línguas faladas tem apenas entre cinco e seis sons de vogais. O inglês tem alguns sons de consoantes diferentes também. Dois sons, aqueles representados pelo “th” em “bath” e “bathe”, respectivamente, são encontrados em menos de 10% dos idiomas pesquisados. A língua inglesa varia as ordens das palavras para distinguir entre perguntas e afirmações, o que de acordo com outra pesquisa da Wals com 955 idiomas, afirma que menos de 2% dos idiomas da amostra diferenciavam a estrutura da frase para perguntas, como no inglês.

Sendo assim, se você entende inglês ou sabe pelo menos o básico, parabéns! Pois como podemos ver, não é um idioma fácil como muitos pensam. Caso precise de traduções profissionais, conte conosco da Agile Translations.

Ficou com alguma dúvida? Comente neste post

Nos siga nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/SPTrad/

LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/agiletranslations

Instagram: https://www.instagram.com/agiletranslations/

Site: www.agiletranslations.com.br

Referências: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/12/os-linguistas-descobriram-os-idiomas-mais-estranhos-e-o-ingles-e-um-deles.html