Cidadania Italiana: Você pode ter? Confira o processo.

O Brasil é um dos países que mais recebeu imigrações, o reflexo disso está nos inúmeros parentes Italianos, Portugueses, Japoneses entre muitos outros que hoje em dia possuímos. Tendo isso como verdade, a constituição brasileira aceita a dupla nacionalidade, que consiste em ser cidadão brasileiro e ao mesmo tempo ser cidadão de outro país. O embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, afirmou no ano passado que quase 15% dos brasileiros podem requerer tal cidadania, o que corresponderia a mais de 30 milhões de pessoas.

Por que se tornar um cidadão italiano?

São inúmeros benefícios, confira os mais pertinentes:

– Visite os países da União Europeia sem vistos;

– Concorra a vagas de emprego sem precisar de visto de trabalho, se quiser, consiga moradia nos países da Europa, estude em escolas e demais instituições de ensino públicas sem a necessidade de visto de estudo, entre outros;

– Trabalhe em todos os países que fazem parte da União Europeia;

– Adquira imóveis em território europeu mais facilmente.

A cidadania italiana é uma das mais procuradas hoje em dia, o Instituto Nacional de Estatística da Itália (ISTAT) revelou dados que informam que o número de brasileiros que conquistaram a cidadania italiana em 2016 foi de 5.799 pessoas, 297% maior do que o de 2015, quando 1.458 pessoas obtiveram a nacionalidade. Muitos que possuem esse direito, não entendem como proceder ou se é possível fazer todo o processo aqui mesmo no Brasil, por isso vamos explicar o processo base da cidadania italiana.

Se você possui parentes muito distantes, ainda pode ter sua nacionalidade italiana?

Todos os descendentes podem solicitar a dupla nacionalidade, com algumas exceções. Se os descendentes forem homens (pai, avô, bisavô, tataravô) podem ser bem distantes que ainda é considerado laço sanguíneo, já no caso das mulheres, só podem ser as nascidas depois de 01/01/1948. Tal fato se dá por conta da história italiana, onde o país não era uma república até o ano de 1947, logo apenas os homens eram considerados cidadãos.

Por onde começar?

Primeiro deve-se fazer a solicitação no site do Ministero Dell’Interno, que claro, está em Italiano, mas o Consulado Geral da Itália no Brasil possui dicas e tutoriais de como entender cada parte do processo no site, então você preenche um cadastro e segue as orientações.

A documentação. 

Aquela parte em que muita gente desiste da cidadania, mas para quem já passou por todo o processo, diz que vale muito a pena. Quanto mais longe o parentesco maior o número de documentos que você deve conseguir para comprovar seu laço sanguíneo e todas as certidões devem ser emitidas em inteiro teor, que possuem mais informações. As principais são:

– Certidão de nascimento (Estratto dell’atto di nascita) original do seu descendente;

– Certidão de casamento;

– Certidão negativa de naturalização (vamos explicar);

– Certidão de óbito recente (caso haja).

O que é certidão negativa de naturalização?

Se o seu parente italiano tiver morado em outros países, é necessário apresentar essa certidão, que comprovará que ele não se naturalizou em outros países.

E se as certidões de casamento ou óbito não forem do Brasil ou da Itália?

É muito comum os casos em que essas certidões sejam de outro país, mas tudo bem, apenas apresente-as normalmente com o país em que foram registradas.

E os seus documentos?

Além dos documentos do seu ascendente italiano, você deve apresentar:

– Sua ficha de requerimento;

– Seu comprovante de residência com, no máximo, três meses a partir da data de emissão e no seu nome;

– Cópia do seu RG e, caso haja, de seus filhos se eles ainda não completaram 18 anos.

Então você pode contar com a Agile Translations para realizar a tradução juramentada de seus documentos, assim apresentados juntos, possuirão validade legal no Brasil e na Itália.

Mude sua vida para melhor com todas essas oportunidades de possuir a cidadania italiana. Com todos os documentos e uma boa empresa de tradução, você pode ter a vida que sempre sonhou.

Ficou alguma dúvida? Comente neste post.

Nos siga nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/SPTrad/

LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/agiletranslations

Instagram: https://www.instagram.com/agiletranslations/

Site: www.agiletranslations.com.br